Carteira do Idoso: veja o passo a passo de como emitir

 

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15 JUN 2018 Notícias Prefeitura 1 VISUALIZAÇÕES

Carteira do Idoso: veja o passo a passo de como emitir


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A Carteira do Idoso é o documento que garante à pessoa idosa acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A carteira pode ser gerada para as pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. Para emitir a carteira, o idoso deve procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social, e solicitar a inclusão Cadastro Único, recebendo assim o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso a pessoa já tenha seus dados no Cadastro Único, o Cras irá verificar o NIS existente e solicitar o documento. Além do NIS, a carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e a foto. A Carteira do Idoso poderá ser emitida após 90 (noventa) dias, a contar da data de cadastramento e ou atualização cadastral no Cadastro Único. Documentos necessários para inclusão no Cadastro Único:
  • RG (de todos os moradores da casa)
  • CPF (de todos os moradores da casa)
  • Título de Eleitor (de todos os moradores da casa)
  • *Se houver crianças na casa, trazer a certidão de nascimento.
  • Comprovante de Residência.