
O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, no Brasil o “Agosto Dourado” foi instituído em 2017, para celebrar o leite materno como alimento de ouro, assim, ele simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
Em 2020, a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) mudou o formato da campanha, mas não o foco. A Nutricionista do Departamento de Saúde, Larissa P. Fioravanço desenvolveu diversas atividades online de celebração e conscientização com as mães que fazem parte do Projeto Saúde do Bebê.
Tendo destaque para o tema principal da Semana do aleitamento Materno 2020: “Apoiar a Amamentação para um Planeta mais Saudável”, em cada dia da semana a nutricionista abordou temas relacionados ao aleitamento materno, como vínculo mamãe e bebê, os primeiros mil dias do bebê, benefícios do aleitamento materno, entre outros.
A Organização Mundial de Saúde – OMS aconselha a manutenção do aleitamento materno por dois anos ou mais, e, de forma exclusiva por 06 meses.
De acordo com a nutricionista Larissa, “
hoje sabemos que muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao aleitamento materno. Mas, os benefícios não param por aí, pois a amamentação tem aspectos psicológicos importantes, uma vez que fortalece o vínculo mãe e bebê. Ou seja, é um grande benefício não só no presente, mas por toda a vida”.
Para o fechamento da ação, houve a participação da Psicóloga do Centro de Súde, Rosangela Magalhães Silveira, que repassou às mães informações relacionadas às questões psicológicas que envolvem esse ato tão fundamental a vida.
Segundo Rosangela " no momento em que o bebê é amamentado, ele necessita, não somente receber o leite, mas também o aconchego e carinho da mãe. Quando é amamentado ao seio materno, o bebê pode vincular-se diretamente ao corpo da mãe e vivenciar de uma forma mais íntima as sensações de receber alimento, sentir o calor, o cheiro, o toque e o afeto da mãe. Para o bebê, esta vivência é o alicerce do relacionamento com o mundo. O contato aconchegante com o corpo da mãe, fortalece o vínculo e as relações emocionais". O aleitamento materno, traz diversos benefícios para um desenvolvimento saudável e satisfatório à vida do ser humano.
Vamos todos apoiar a amamentação! Amamentar salva vidas!
Confira na imagem, as fotos enviadas pelas mamães do grupo.