Há quem diga que cozinhar é uma corrente do bem, uma arte. A receita de uma preparação surge simples, passa de geração em geração e, a cada mão, torna-se ainda melhor. E quando as preparações são feitas e consumidas no ambiente escolar elas tornam-se ainda mais importantes, porque compõem a memória afetiva dos estudantes e desempenham um papel determinante no processo formativo.
Visando valorizar o papel das merendeiras e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, a merendeira Juliana Peccin do CMEI Cantinho Feliz estará participando da 2ª edição do concurso "Melhores Receitas da Alimentação Escolar", realizado pelo MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE). O concurso tem fase eliminatória, e deve passar por três etapas: a estadual, regional e nacional. A etapa nacional é realizada em Brasília. No concurso serão selecionadas as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas em todo o país.
No momento da inscrição, além da receita, deverá ser cadastrada uma ação de Educação Alimentar e Nutricional vinculada à receita elaborada e que promova a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Para isso, a merendeira Juliana com parceria da nutricionista do Departamento de Educação, Kelly Duarte, escolheram a receita da deliciosa Farofa de Pinhão.
Segundo a Nutricionista Kelly “a farofa de pinhão foi escolhida porque, além de nutritiva é saudável e valoriza os produtos da agricultura familiar: o pinhão, o pimentão e o cheiro verde. O pinhão valoriza a importância cultural e a culinária na região em que vivemos”.
O pinhão é uma semente que possui uma grande fonte de fibras, proteínas e carboidratos e também minerais importantes para o organismo como o potássio, cálcio, ferro e zinco.
A atividade de educação nutricional vinculada à receita foi realizada no dia 28 de abril, com os alunos do CMEI Cantinho Feliz. Os quais foram visitar uma propriedade rural que fornece pinhão para a Merenda Escolar e ajudaram na colheita do pinhão. A Nutricionista Kelly explicou as propriedades nutricionais do pinhão e os benefícios de comê-lo.
Os alunos entregaram os pinhões para a merendeira, a qual produziu a receita da farofa. No final, os alunos fizeram a degustação dessa receita que teve uma ótima aceitação por todos.
Confira abaixo, receita da Farofa de Pinhão:
Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos;
Rendimento: 12 porções;
Ingredientes:
• 1 kg de carne moída
• 2 dentes de alho picados
• 1 cebola picada em cubos pequenos
• 3 colheres de sopa de azeite
• 2 cenouras picadas
• 2 ovos cozidos picados
• 1 xicara de salsinha/cebolinha picada
• 1 pimentão verde picado
• 700 g de pinhão
• 2 colheres pequena de sal
Modo de preparo:
1. Cozinhe o pinhão na panela de pressão por 45 minutos
2. Descasque o pinhão e triture-os no liquidificador
3. Deixe alguns pedaços maiores, para que o pinhão prevaleça com seu sabor
4. Frite o alho e a cebola, acrescente a carne moída.
5. Tempere a carne com a salsinha, cebolinha e o pimentão.
6. Cozinhe a cenoura e os ovos. Pique-os junto com a carne moída.
7. Acrescen
[gallery size="medium" link="file" ids="1853,1854,1855,1856"]
te o pinhão triturado e o sal e agregue todos os ingredientes.