Mariópolis, PR °min °max

2° TORNEIO DE PESCA NO LAGO

“2° TORNEIO DE PESCA NO LAGO”

REGULAMENTO

A Prefeitura Municipal de Mariópolis, no uso de suas atribuições torna público o regulamento do “2° Torneio de Pesca no Lago”, em conformidade com a Lei Municipal N° 38/2023, condições e exigências estabelecidas no presente Regulamento.
O evento contará com o apoio do Departamento do Meio Ambiente, Conselho de Meio Ambiente Municipal – CMMA, Departamento de Obras e Serviços Urbanos e Departamento de Esporte e Lazer.

1. O que é o “2° Torneio de Pesca no Lago”

O “2° Torneio de Pesca no Lago”, é um evento recreativo de pesca, na modalidade Pesque e Leve, em margem, criado pelo Departamento do Meio Ambiente, com o intuito de propor uma integração entre a população Mariopolitana, proporcionando uma atividade de lazer e descontração entre os participantes e as famílias, elencando a necessidade da preservação ambiental.
Devido a ocorrência registrada no Lago Municipal de cardumes de Tilápia, e outras espécimes, o torneio vem para apoiar na retirada destes, afim de contribuir com o controle populacional no lago.

2. Local do Evento

Parque de Eventos Arnaldo Weiss, Alameda Nove, n° 317, Centro, Mariópolis – PR.

3. Categorias

a) Duplas (ambos os sexos) e uso de até dois equipamentos;
b) Família (até cinco pessoas) e uso de até cinco equipamentos.
c) Em caso de substituição de algum participante, no dia do evento no momento do credenciamento da equipe, deverá ser apresentado o documento de identificação com foto e o comprovante de residência ou título de eleitor do novo integrante.

4. Inscrições e informações importantes

As inscrições serão limitadas e antecipadas, presencialmente no Departamento do Meio Ambiente, do dia 04.03.2024 a 15.03.2024, mediante formulário próprio, em concordância com as normas deste regulamento ou enquanto durar o número de inscrição disponíveis.
Os interessados deverão apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência ou título de eleitor. Cada dupla deverá doar 5Kg de ração para peixes e cada equipe 10Kg de ração para peixes, para efetivar a sua inscrição.
Será permitida a participação de qualquer pessoa moradora do município de Mariópolis. Menores de idade devem estar devidamente acompanhadas dos pais e/ou responsáveis maiores de 18 anos, os quais serão responsáveis pelo controle e cuidados com estes durante o evento, próximo à beira do lago, para evitar eventuais acidentes.
Efetivada a inscrição, cada equipe receberá o comprovante de inscrição com número de identificação, a qual deverá ser utilizada no dia do evento para a demarcação do seu local de pesca.
O local de pesca será definido pelo número da inscrição da equipe, não havendo possibilidades de alterações no dia do evento.
Os familiares, amigos e demais usuários do lago, no dia do evento, não poderão acessar a área destinada aos pescadores. Somente terão acesso a área demarcada, pessoas com o adesivo padronizado do evento.

5. Programação

Data das inscrições presenciais com entrega da ração para peixes:

De: 04.03.2024 a 15.03.2024, ou enquanto durar a numeração de inscrições.

Local: Departamento do Meio Ambiente.

Data do Evento: 24.03.2024

Início da Competição: 15:00hrs

Encerramento da competição: 16:30hrs

Apuração/Premiação: 17:00hrs

No dia do evento, os participantes deverão estar no Parque de Eventos Arnaldo Weiss para realizar o seu credenciamento até às 14:30hrs, encontrar seu local de pesca, fazer sua instalação e aguardar o início da competição.
Ressalta-se que o evento deverá ocorrer mesmo com chuva/e ou frio, exceto em casos de tempestades ou casos fortuitos.

6. Público Alvo

Poderão participar do evento homens, mulheres e crianças acima de 06 anos que comprovem residência no Município de Mariópolis, através de comprovante de endereço ou título de eleitor.
Crianças menores de idade deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, os quais ficarão sob a total responsabilidade dos mesmos, que devem observar e cuidar para se evitar eventuais acidentes.

7. Organização do Evento

No dia do evento serão disponibilizados pontos de apoio para fiscalização e esclarecimento de dúvidas.
Os participantes poderão contar com o auxílio dos organizadores, devidamente identificados com camisetas/coletes, que estarão disponíveis nos pontos de apoio e transitando na área delimitada para a pesca.

Durante o evento:

– O pescador (a) deve colaborar com a manutenção e limpeza do Lago Municipal recolhendo e depositando os restos de alimentos, de bebidas, embalagens de papéis, latas, sacos plásticos ou quaisquer outros materiais a serem descartados, em lixeiras disponibilizadas para este fim e que se encontre ao redor do lago;
– O pescador (a) não pode retirar o adesivo de identificação da sua camiseta ou do seu recipiente, sendo o ato possível de desclassificação;
– O pescador (a) não pode trocar de lugar com familiares e/ou amigos durante o período do evento, passível de desclassificação.

8. Equipamentos de Pesca

Será permitido apenas:
– Caniço;
– Vara de bambu (de curto alcance);
– Vara Telescópicas;
– Iscas.
Cada participante poderá fazer uso de apenas um equipamento de pesca com somente um anzol em cada equipamento.
É necessário o participante levar vasilha para armazenar os peixes capturados, o qual será devidamente identificado para controle da organização.

9. Funcionamento

A pesca só será permitida no horário estabelecido no item 04. Os participantes deverão obedecer às instruções da organização quanto a programação e o funcionamento do evento. O anuncio do início da competição e da finalização será realizado pelo no sistema de som.
Na finalização da competição o sistema de som fará o anúncio e todos os participantes deverão retirar-se da área de pesca, bem como todos os seus pertences e resíduos (lixo).
Os arremessos deverão ser feitos em linha reta e os pescadores deverão respeitar-se, colaborando uns com os outros. Quando o pescador vizinho fisgar um peixe, os demais ao seu entorno deverão retirar seus equipamentos da água para facilitar a captura do peixe, se for necessário.
A organização das equipes nos locais aonde será realizada a pesca será pela ordem das inscrições, seguindo a sua numeração.

10. Área de Pesca

A área de pesca será delimitada. Os pescadores poderão entrar na área de pesca, somente pelos pontos de apoio disponibilizados ao redor do lago, no horário estabelecido, portando seu adesivo identificador. Não será permitida pesca em pontos não delimitados.
As duplas e as equipes inscritas poderão se organizar com camisetas para identificar sua equipe, levar guarda-sóis e cadeiras para o seu uso durante a competição, os quais poderão ser instalados até as 14:30hrs, no local delimitado e numerado com a ordem de inscrição.

11. Não será permitido:

– Uso de embarcações;
– Pesca no lago menor, aonde encontram-se as carpas ornamentais;
– Varas com mais de um anzol;
– Uso de tarrafas, redes, covos, fly, pesca subaquática, besta, boias de arremessos, ou semelhantes;
– Devolver os peixes capturados, exceto as CARPAS ORNAMENTAIS, as quais deverão ser devolvidas, em caso de captura;
– Uso de iscas artificiais;
– Nadar;
– Permanência de não inscritos em área destinada a pesca;
– Consumo de bebidas alcoólicas na área destinada a pesca;
– Má conduta;
– Limpeza de peixes no lago;
– Equipamentos de som;
– Alinhada, carretilhas e molinetes.
O descumprimento de qualquer regra deste regulamento, bem como o envolvimento em desavenças, brigas, conflitos, ou mesmo a constatação de má conduta, acarretará a desclassificação e imediata remoção do local, por autoridade competente.

12. Do Julgamento

O Julgamento será pelo maior espécime capturada e maior quantidade de peixes capturados em Kg, respectivamente, para ambas as categorias.

13. Das Premiações

Serão premiados os três primeiros lugares nas categorias:
– Duplas (1°, 2° e 3° lugar);
– Família (1°, 2° e 3° lugar);
– Participante Sênior entre todos os participantes;
– Participante mais jovem entre todos os participantes.

14. Sorteio

Ao final da premiação, em caso de haver premiação, serão sorteados prêmios aos participantes do evento que efetivaram sua inscrição. Sendo necessária a presença no local após a premiação em frente ao palco, sendo que o não comparecimento, implicará em novo sorteio.

15. Considerações Finais

Os organizadores do “2° Torneio de Pesca no Lago”, são soberanos nas decisões para o bom andamento do torneio. Portanto, casos omissos a este regulamento serão decididos pelos mesmos.
Caso algum participante sofra agressão verbal ou física, o agressor será ELIMINADO do evento.
A organização não se responsabiliza por perdas, danos, roubos ou furtos dos materiais físicos dos participantes, telespectadores ou visitantes, ocorridos antes, durante ou após o término do evento.
Este regulamento estará disponível no período das inscrições, no evento e nas redes sociais. Será apresentado aos participantes no dia da inscrição e lido no dia do torneio, ficando assim, todos cientes das regras.
Para se inscrever, o participante deverá aceitar e declarar ciência e concordância com as normas deste regulamento utilizando o formulário de inscrição disponível.

Comissão organizadora:

___________________________
Mario Eduardo Lopes Paulek
Prefeito Municipal

_____________________________
Nadir Rissardi Primo
Dep. do Meio Ambiente

_____________________________
Sandro Silveira
Dep. de Obras e Serviços Urbanos

____________________________
Cristyan Stanqueviski
Dep. Esporte e Lazer

FICHA DE INSCRIÇÃO

Número da Inscrição: ______________
Modalidade: _________________________________________________________

Nome da equipe: ______________________________________________________
Nome dos participantes: ________________________________________________
Data de Nascimento: ¬¬¬¬______/_______/_______ Idade: ___________
Telefone: _______________________ e-mail: ______________________________
RG: ___________________________ CPF: _______________________________
( ) Título de Eleitor ( ) Comprovante de Residência
Endereço: ___________________________________________________________

Nome dos participantes: ________________________________________________
Data de Nascimento: ¬¬¬¬______/_______/_______ Idade: ___________

Nome dos participantes: ________________________________________________
Data de Nascimento: ¬¬¬¬______/_______/_______ Idade: ___________

Nome dos participantes: ________________________________________________
Data de Nascimento: ¬¬¬¬______/_______/_______ Idade: ___________

Nome dos participantes: ________________________________________________
Data de Nascimento: ¬¬¬¬______/_______/_______ Idade: ___________

Declaro que li e estou ciente do regulamento do 2° Torneio de Pesca no Lago e concordo com as normas elencadas, comprometendo-me a respeita-las e cumpri-las, para o bom andamento do evento.
Autorizo o uso das imagens registradas dos participantes inscritos no evento, de forma vitalícia, para sites e redes social da Prefeitura Municipal de Mariópolis, como também divulgação e mídias abertas.

_______________________________________
Assinatura

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

Número da Inscrição: ______________
Modalidade: _________________________________________________________
Nome da equipe: ______________________________________________________

Observações:
– Local do Evento: Parque de Eventos Arnaldo Weiss
– Data do Evento: 24.03.2024
– Credenciamento: 14:30hrs
– Início da Competição: 15:00hrs
– Encerramento da competição: 16:30hrs
– Apuração/Premiação: 17:00hrs
Cada participante poderá utilizar de um equipamento com um anzol somente.
As duplas e as equipes inscritas poderão levar guarda-sóis e cadeiras para o seu uso durante a competição.

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

Número da Inscrição: ______________
Modalidade: _________________________________________________________
Nome da equipe: ______________________________________________________

Observações:
– Local do Evento: Parque de Eventos Arnaldo Weiss
– Data do Evento: 24.03.2024
– Credenciamento: 14:30hrs
– Início da Competição: 15:00 hrs
– Encerramento da competição: 16:30hrs
– Apuração/Premiação: 17:00 hrs
Cada participante poderá utilizar de um equipamento com um anzol somente.
As duplas e as equipes inscritas poderão levar guarda-sóis e cadeiras para o seu uso durante a competição.

Pular para o conteúdo