Departamento de Cultura

Mariópolis, PR °min °max

Diretora: Ana Paula Simionato Gedoz

 Horário de atendimento ao público: 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Endereço: Rua 06, 1030 – Centro, em anexo a Biblioteca Municipal.

Telefone: (46) 3226-8125

  • Competências do Departamento:
Garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileira e das de outros grupos, participantes do processo civilizatório nacional. Reconhecer e promover a produção, a distribuição, o acesso e a fruição de diferentes formas, materiais e imateriais de expressão culturais, como linguagem artística e manifestações culturais.
Registrar os bens matérias e imateriais consideradas de patrimônio histórico cultural, paisagístico, documental, arquitetônico e urbanístico, artes e bibliografias, protegendo, preservando, impedindo a evasão, a destruição e a descaracterização de bens de valor histórico, artístico ou cultural.
Apoiar e incentivar as atividades de cariz religioso, as tradições e os saberes as quais são determinadas, por exemplo: as festas, o folclore, danças, gêneros musicais típicos da região, sua culinária entre outros. Circular espetáculos e atividades artísticas, apresentações teatrais, circos, exposições artísticas em espaços públicos.
Desenvolver permanentemente arte e cultura com grupos em atividades nas áreas de leitura de livros, literatura, música, dança, artes visuais, artesanato e outras formas como pintura, e saraus, onde pessoas possam se expressar e manifestar sua arte. Apoiar e incentivar rodas de conversas, resgatando e ressignificando a nossas histórias, a diversidade cultural, racial e étnica ajudando-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.
Proporcionar melhores condições de estrutura-financeira, em médio e longo prazo, viabilizando a formulação, a implementação e o desenvolvimento dos sistemas municipais de cultura, de seus respectivos elementos constitutivos e de programas, políticas, projetos e ações culturais locais que garantam a autonomia municipal proporcionando os meios de acesso o fortalecimento a cultura, gerando impactos mais expressivos na vida da nossa população.

 

Navegue

Pular para o conteúdo