Prefeitura de Mariópolis planta parreiral no Parque de Exposições

A Prefeitura de Mariópolis, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou o plantio de parreirais de uva no Parque de Exposições do município. A ação foi realizada com o objetivo de se tornar um mostruário com as variedades da fruta cultivadas no município durante a tradicional Festa da Uva.

De acordo com o secretário de agricultura e meio ambiente, Nadir Rissardi Primo, 92 mudas foram plantadas para compor 5 fileiras de parreiral, com as variedades BRS Ísis, BRS Núbia, BRS Vitória, Vênus, Bordô, Niagara Branca e Niagara Rosada.

“É importante mencionar que todas as mudas são de viveiros licenciados pela Embrapa, selecionadas, livres de doenças, para ter maior qualidade e não trazer doenças para os parreirais”, afirma o secretário.

De acordo com Primo, a finalidade do viveiro no Parque de Exposições é promover um mostruário das variedades de uva que são cultivadas em Mariópolis.

“As uvas se adaptaram no município de Mariópolis, é uma maneira de mostrar durante a Festa da Uva, quais variedades são produzidas no município”, destaca.

O esperado pela administração municipal é que as frutas estejam maduras no período da festa para que os visitantes possam apreciar a novidade e sejam apresentadas as variedades, além de também embelezar o local.

Outro destaque apontado pelo secretário é a nova tecnologia usada no parreiral. “Usamos um gel especial que absorve a água da chuva e, no momento de seca, fornece água para a muda não secar”, finaliza.

Parque de exposições

A administração municipal está realizando melhorias em todo o Parque de Exposições. Segundo a secretária de planejamento e projetos, Arieli Carine Pagnoncelli, a pasta está desenvolvendo projetos de estruturação e melhorias para a infraestrutura do Parque de Exposições.

Arieli afirma que, até setembro, deve ser executado o serviço para garantir a iluminação da pista de caminhada do bosque, com iluminação ampliada da área coberta entre o centro de eventos e o campo sintético, e também a iluminação de todo o parque.

De acordo com a secretária, há a previsão de construção de sanitários até o final do ano, além de um playground para as crianças que deverá ser localizado ao lado do lago.

“Está prevista também a realização de piso da cobertura até o centro de eventos e o sintético, também haverá investimento em infraestrutura de água potável, esgoto e água pluvial em todo o parque”, afirma.

Atualmente, a secretária destaca que estão sendo realizados os serviços de finalização de cerca e portões de acesso, sendo que nessa semana também foi liberada a licitação para ampliação do barracão da pista de drift.

Festa da Uva

Pensando na realização da Festa da Uva de 2023, a Prefeitura de Mariópolis dá os primeiros passos para a realização do evento. Arieli afirma que o município deu início ao processo de setorização das instalações provisórias e escolha de atrações como rodeio e shows, além de também estar planejando a parque técnica de apresentações e aprovações de projetos junto ao Corpo de Bombeiros.

As inscrições para a escolha da rainha e das princesas da Festa da Uva 2023 já foram encerradas. Agora, o município aguarda o evento que será realizado no dia 15 de outubro de 2022 onde, após desfile coletivo e individual, com traje típico, serão eleitas uma rainha e duas princesas que deverão representar o município em eventos oficiais e promoções vinculadas ao evento até a eleição de novas representantes.

A escolha das representantes será realizada através da mesa julgadora que avaliará os seguintes quesitos: simpatia e beleza; presença cênica e comunicação; espontaneidade e carisma; postura e desenvoltura no desfile com traje típico; e apresentação pessoal da candidata.

FONTE: Matéria publicada pelo jornal Diário do Sudoeste.

LEIA: https://abre.ai/eJgG