Mariópolis anuncia investimento em Educação e RETOMA o sistema de Ensino Aprende Brasil do Grupo Positivo

Com novo sistema de ensino na rede municipal, professores, gestores escolares e alunos terão mais possibilidades de desenvolvimento.

A partir de março, 02 escolas municipais ( Escola Municipal Padre Eduardo Machado e Amélia Lara) e a Pré escola ( Cantinho Feliz) de Mariópolis poderão contar com mais recursos para a Educação Básica. O prefeito, Mario Eduardo Lopes Paulek, e a secretária de Educação, Samira Dal´Sant, anunciaram a retomada de uma parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo, para atender às escolas da rede municipal. No total, o investimento deve trazer benefícios para mais de quinhentos alunos e dezenas de educadores, da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Mariópolis fez uso do Sistema de Ensino Aprende Brasil nos anos de 2013 a 2016, e um dos compromissos do Prefeito Mario, era estudar a viabilidade da volta deste sistema de ensino, que atualmente é um dos melhores do Brasil.

“Sinto-me realizado em poder proporcionar mais uma vez, um material de qualidade para nossas crianças e professores. Era um compromisso para a nossa gestão e com esforço conseguimos firmar essa parceria. Tenho certeza que nos 04 anos que fizemos uso desse material, colhemos resultados satisfatórios no decorrer dos anos seguintes”, comentou o prefeito.

Com a volta do novo sistema, Mariópolis também terá à disposição o Aprende Brasil Digital, uma nova plataforma de ensino flexível e contemporânea. Desenvolvido pela Editora Aprende Brasil, o sistema de ensino é, mais que um método, um conjunto de soluções educacionais voltado exclusivamente à rede pública municipal e atende, atualmente, mais de 200 municípios em todas as regiões do Brasil. Para a secretária de Educação Samira Dal´Sant, a retomada do material é motivo de comemoração. “Estamos felizes por anunciar a parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que vem ao encontro da nossa proposta de trabalho na rede municipal de ensino, com materiais e suporte pedagógico para os profissionais das nossas escolas”, afirma.

Além do material didático, as escolas parceiras têm acesso à assessoria pedagógica para todos os professores, coordenação pedagógica regional e ferramentas tecnológicas para garantir que cada aluno desenvolva seu aprendizado e seu engajamento de forma individualizada, por meio de atividades interativas, recursos multimídia, recomendação de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula e conteúdos que acompanham cada um dos anos da Educação Básica, de acordo com as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mais de 275 mil alunos da rede pública municipal utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, com resultados significativos no desempenho dos municípios parceiros nos principais indicadores adotados no país. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, por exemplo, 72% dos municípios conveniados atingiram as metas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 55% deles já alcançaram inclusive a meta projetada para 2021. Já nos Anos Finais, as metas de 2019 foram atingidas por 31% dos municípios conveniados e 16% deles também já bateram a meta projetada para 2021.

Assim como os materiais didáticos e a metodologia, a rede municipal de Mariópolis agora pode utilizar dois métodos auxiliares de avaliação: o hábile (Sistema de Avaliação) e o simeB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil). Ambos foram criados especificamente para auxiliar a avaliação da gestão educacional e a avaliação do desempenho de cada uma das turmas.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica.