HINO MUNICIPAL DE MARIÓPOLIS!
HINO MUNICIPAL DE MARIÓPOLIS
O Hino do Município de Mariópolis, foi composto em junho de 1.960 pela Irmã Maria Iolanda do Coração Eucarístico, com a sigla: IMICE, que mais tarde, passou a ser chamada de Irmã Regina Costa.
O pseudônimo OFICIAL usado pela Irmã Regina Costa, autora da letra e hino do município era: CAMPO DE VIOLETAS.
Mais tarde em 28 de agosto de 1984, às 11horas e 26 minutos, dia de Santo Agostinho, com as devidas corrigendas na disposição da poesia no ritmo musical, acrescentou o quinto solo que canta e reza a verdade atual.
Portanto, nos vemos diante de uma obra musical que desde os idos de 1960 é cantada nas escolas, eventos e celebrações importantes do município.
A letra e música original, com a própria letra a punho da autora, que levava o pseudônimo Campo de Violetas, foram encontradas numa pasta de arquivo de leis do ano de 1984, pela Chefe de Gabinete Maristela Paulek, chamando atenção a relíquia escondida sob papéis, levou ao conhecimento do Prefeito Mario E. L. Paulek e que de forma a preservar como bem histórico, cultural e documental, decidiu-se realizar através de Projeto de Lei o seu Tombamento, hoje reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Documental do município através da Lei nº 24/2021.
Ainda para enriquecer esses dados citamos a Lei nº 17 de 1984, de autoria do Executivo Municipal prefeito Jorge Dagoberto Herget que o oficializou e Lei nº 34/2010, de autoria do Vereador Pedro V. dos Santos, que instituiu o dia do Hino do Município, como dia 06 de novembro.
Quem era Irmã Regina Costa
Irmã Regina Costa, nasceu em Penedo – Alagoas em 1914. Saiu cedo de casa, onde estudou música em Salvador. Passou por Aracaju-Sergipe, Mossoró, no Rio Grande do Norte, até chegar em 1957 na pequena Mariópolis.
Foi professora do Magistério durante 20 anos na escola Educandário Nossa Senhora de Fátima, onde formou gerações.
Ausentou-se de Mariópolis durante 3 anos, onde foi trabalhar em São Gontardo – Minas Gerais. Na volta a Irmã Regina assistiu a transformação da vila chamada Rio Veado para a pequena Mariópolis.
Irmã Regina assumiu um compromisso curioso e único na região: rezar toda quinta-feira antes de cada seção da Câmara Municipal de Vereadores, onde chegava e convocava todos os vereadores para o “ato Cristão de leitura evangélica”, o qual ainda é realizado nos dias de hoje.
Irmã Regina foi professora de História Geral, Música, Piano, Canto Orfeônico e Datilografia. Uma Irmã, amiga e querida por todos os Mariopolitanos.
Faleceu no Estado de São Paulo há vários anos e deixou muita saudade e ensinamentos em nossa cidade!