Lançamento Oficial da Festa da Uva e do Padroeiro São Francisco de Sales – edição 2023

Mariópolis divulga programação oficial da Festa da Uva
A Comissão Organizadora da Festa da Uva e Festa do Padroeiro São Francisco de Salles realizou o lançamento da programação das duas festas mais tradicionais de Mariópolis, que acontecerão entre 20 e 22 de janeiro de 2023. O lançamento foi realizado em duas etapas, primeiro com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pároco Padre Irineu Caus, na Igreja Matriz São Francisco de Salles. Na sequência a Comissão Organizadora, autoridades e lideranças se dirigiram para o Parque de Exposições para a divulgação da programação oficial das duas festas.
A programação desta edição da Festa da Uva terá grandes novidades para o público. Uma delas foi anunciada pelo Padre Irineu durante a Santa Missa, que será a realização da 1ª “Missa da Vindima”, que significa “colheita de uvas” que será celebrada no dia 07 de janeiro na Comunidade de São Pedro. A comunidade tem uma das maiores concentrações de vinhedos, próximo da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, também grande produtora de uvas. Após a Santa Missa, os participantes serão convidados para um café colonial por adesão, preparado pela própria comunidade, para acolher as pessoas.
A outra novidade, foi o próprio ato de lançamento oficial das duas festas tradicionais, realizado no Parque de Eventos Arnaldo Weiss com a presença de autoridades, realizadores, patrocinadores, comissão organizadora e convidados. A solenidade foi realizada à sombra do lindo bosque de pinus, uma herança deixada pela história do local, que pertencia a empresa laminadora Weiss, de quem o município adquiriu a área.
Mariópolis deverá produzir nesta safra 1,3 milhão de quilos de uva
O município de Mariópolis tem na uva atualmente uma das importantes atividades econômicas no berço da agricultura familiar local. A cooperativa vinícola do município acredita que a produção da safra atual será de 1,3 milhão de quilos nos pomares já em produção. A área de cultivo de uva está em expansão e hoje segundo o Departamento de Agricultura da Prefeitura Municipal são cultivados 74 hectares da cultura.
O Prefeito Mário Paulek acredita na força da Agricultura Familiar. “Para o município a produção de uva hoje tem uma importância econômica muito forte, por conta de envolver agricultores familiares que tem na cultura uma fonte de renda não alternativa, mas que em muitos casos já é a principal na propriedade”, destacou o Mário.
Segundo o secretário municipal de agricultura Nadir Rissardi, a implantação de novos parreirais, vai aumentar significativamente a produção nos próximos nos. “O clima está correndo bem para a uva e os investimentos determinados pelo prefeito Mário Paulek, em assistência técnica e apoio aos produtores vai criar condições para o município ultrapassar atingir recordes de produção próximos anos”.
Vinícola São Francisco de Salles espera bater recorde de comercialização na Festa da Uva
Os novos equipamentos recentemente instalados na Vinícola São Francisco de Sales em Mariópolis com recursos do programa “Coopera Paraná” aparelharam a cooperativa para melhorar as condições de produção e armazenamento do vinho produzido. Para o presidente Valdir Fabris, os produtores terão na Festa da Uva uma oportunidade para vender sua produção diretamente para o público consumidor final. “Acreditamos que serão comercializados mais de 30 mil quilos de uva in natura durante a Festa da Uva, além dos derivados como o vinho e outros produtos coloniais provenientes de nossa agricultura familiar”.
A Festa da Uva é uma realização da Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Mariópolis, Paróquia São Francisco de Salles, Vinícola São Francisco de Salles e Frutimar.
  • Patrocinadores
Agrovalente / Camisc / Cresol /Dataware /RP – info sistemas/ Sicredi /Siccob / Grupo Weiss / Braspan / Moinho Dona Hilda
  • Programação oficial:
Rodeio Country e shows nacionais serão atrações da Festa da Uva
 – Dia 07/01 – Sábado
19h – 1ª Missa da Vindima – Comunidade São Pedro com café colonial por adesão
– Dia 20/01 – Sexta-feira
13h – Abertura dos portões para visitação à Festa da Uva e Feira Comercial e Empresarial
20h15min – Jantar Típico – Ovelha Enfarinhada no Pavilhão da Matriz
21h30mim – Abertura Oficial e Rodeio Country –Equipe Cesar Paraná