Mariópolis, PR °min °max

Feira da Uva começa neste fim de semana em Mariópolis

O município de Mariópolis deverá produzir neste ano mais de 1,5 mil toneladas de uva, que serão comercializadas in natura, e transformadas em vinhos, sucos e doces, movimentando a economia na agricultura familiar local. A uva é uma das culturas mais tradicionais da agricultura familiar em Mariópolis, e a Prefeitura sabe de sua importância para estas famílias.
A Feira da Uva neste ano vai acontecer de 15 a 24 de janeiro em frente a Vinícola São Francisco de Salles entre 08h e 22h, com a comercialização de uvas e derivados. A decisão de realizar uma versão menor da tradicional Festa da Uva foi adotada no início do ano passado, em razão da pandemia, e pela evolução da Covid-19 neste início de ano mostrou-se uma decisão acertada. A festa tradicional representaria um risco a todos porque o município recebe tradicionalmente milhares de pessoas nos dias do evento.
Produtores de Mariópolis investem em novas variedades
Vicente Rissardi implantou um parreiral com a variedade BRS Núbia, e já está colhendo. A Núbia é uma cultivar de uva de mesa preta com sementes, de bagas naturalmente grandes que dispensam o uso de reguladores de crescimento. Seu sabor é neutro e sua baga tem textura firme e crocante, sendo muito apreciada pelos consumidores. “A Núbia está tendo excelente mercado e estamos empolgados com o resultado de nosso pomar”. A família Rissardi é uma das famílias que participará da Feira da Uva, comercializando seus produtos.
Pular para o conteúdo