Conselho Municipal de Assistência Social

Mariópolis, PR °min °max

 

O que é o CMAS e quando foi criado?

A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8.742/1993.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é um órgão de controle social da Política de Assistência Social do município. É composta por representantes do poder público e da sociedade civil.
O objetivo do CMAS é avaliar, deliberar e fiscalizar sobre a política Municipal de assistência social, através de estudos e debates, para garantir sua implementação eficaz , realizando o controle social, com base nos princípios e diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei Federal nº 8742 de dezembro de 1993.

O CMAS  foi criado em 1995 pela Lei  Municipal 025 de 20 de outubro de 1995.

PORTARIA-128-2025

O que faz o CMAS?

As responsabilidades do Conselho estão definidas na Lei Municipal 022/2015, e no Regimento Interno.

  1. Aprovar a política de assistência social, elaborada em consonância com as diretrizes estabelecidas pelas conferências;
  2. Convocar as conferências de assistência social em sua esfera de governo e acompanhar a execução de suas deliberações;
  3. Aprovar o plano de assistência social elaborado pelo órgão gestor da política de assistência social;
  4. Aprovar o plano de capacitação, elaborado pelo órgão gestor;
  5. Acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão do Programa Bolsa Família (PBF), bem como, atuar como Instância de Controle Social;
  6. Fiscalizar a gestão e execução  dos  recursos  do  Índice  de  Gestão  Descentralizada  do  Programa  Bolsa Família – IGD PBF e do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social – IGDSUAS;
  7. planejar e deliberar sobre os gastos de no mínimo 3% (três por cento) dos recursos do IGDPBF e do IGDSUAS, destinados ao desenvolvimento das atividades do conselho;
  8. Participar da elaboração e aprovar as propostas de Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual no que se refere à assistência social, bem como o planejamento e a aplicação dos recursos destinados às ações de assistência social, nas suas respectivas esferas de governo, tanto os recursos  próprios  quanto  os  oriundos  de  outros  entes  federativos,  alocados  nos  respectivos  fundos  de assistência social;
  9. Acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS, mesmo que haja repasse de recursos públicos, já que a LOAS preconiza que a Política de Assistência Social (PNAS) destina-se a todos que dela necessitar;
  10. Aprovar critérios de partilha de recursos em seu âmbito de competência, respeitados os  parâmetros adotados na LOAS;
  11. Aprovar o aceite da  expansão  dos  serviços,  programas  e  projetos  socioassistenciais,  objetos  de cofinanciamento;
  12. Deliberar sobre as prioridades e metas de desenvolvimento do SUAS em seu âmbito de competência;
  13. Deliberar sobre planos de providência e planos de apoio à gestão descentralizada;
  14. Normatizar as ações e regular a prestação de serviços públicos estatais e não estatais no campo da assistência social, em consonância com as normas nacionais;
  15. Inscrever e  fiscalizar  as  entidades  e  organizações  de  assistência  social,  bem  como  os serviços, programas,  projetos  e  benefícios  socioassistenciais,  conforme  parâmetros  e  procedimentos nacionalmente estabelecidos.
  16. Estabelecer mecanismos de articulação permanente com os demais conselhos de políticas públicas e de defesa e garantia de direitos;
  17. Estimular e acompanhar a criação de espaços de participação popular no SUAS;
  18. Elaborar, aprovar e divulgar seu regimento interno, tendo como conteúdo mínimo;
  • competências do Conselho;
  • atribuições da Secretaria Executiva, Presidência, Vice-Presidência e Mesa Diretora;
  • criação, composição e funcionamento de comissões temáticas e de grupos de trabalho permanentes ou temporários;
  • processo eletivo para escolha do conselheiro-presidente e vice-presidente;
  • processo de eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil, conforme prevista na legislação;
  • definição de quórum para deliberações e sua aplicabilidade;
  • direitos e deveres dos conselheiros;
  • trâmites e hipóteses para substituição de conselheiros e perda de mandatos;
  • periodicidade das reuniões ordinárias do plenário e das comissões e os casos de admissão de convocação extraordinária;
  • casos de substituição por impedimento ou vacância do conselheiro titular;
  • procedimento adotado para acompanhar, registrar e publicar as decisões das plenárias.

 

15ª Conferência Municipal de Assistência Social – 2025

ATA 15ª – CONFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL

regimento interno 15ª conf assistencia social

RELATORIO 15 CONFERENCIA

RESOLUÇÃO CMAS Nº 013 APROVA O CALENDARIO DE REUNIÕES

 

  • Resoluções:

2014:

2015:

2016:

2017:

2018:

2019:

2020:

2021:

 

2022:

RESOLUÇÃO 01 APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS E REPROGRAMAÇÃO DE SALDOS

RESOLUÇÃO 02 RETIFICAÇÃO na Prestação de Contas do exercício 2021 e Reprogramação de Saldos

RESOLUÇÃO 03 APROVA O PLANO INTERSETORIAL

RESOLUÇÃO 04 APROVA O PPAS I RESOLUÇÃO

05 APROVA INDICAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR

RESOLUÇÃO 06 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL INCENTIVO ADESÃO ESPONTANEA SEGUNDO SEMESTRE DE 2021

RESOLUÇÃO 07 APROVA O TERMO DE ADESÃO E O PALNO DE AÇÃO DO INCENTIVO DE EMERGENCIA SOCIOASSISTENCIAL

RESOLUÇÃO 08 APROVA MANUTENÇÃO REGISTRO DE ENTIDADES

RESOLUÇÃO 09 APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PRIMEIRO TRIMESTRE

RESOLUÇÃO 010 APROVA CESSÃO DE USO VEICULO E EQUIPAMENTOS

RESOLUÇÃO 011 APROVAR O PLANO DE AÇÃO SUAS WEB

RESOLUÇÃO 012 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS TERCEIRO TRIMESTRE 2022

RESOLUÇÃO 013 APROVA O TERMO DE ADESÃO E PLANO DE AÇÃO QUANTO AO INCENTIVO SERV ACOLHIMENTO INST

 

2023:

RESOLUÇÃO 001 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS RELATIVO AO QUARTO TRIMESTRE DO EXERCICIO 2022

RESOLUÇÃO 002 APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS E REPROGRAMAÇÃO DE SALDOS

RESOLUÇÃO 003 APROVAÇÃO DEMONSTRATIVO SINTÉTICO REFERENTE AO EXERCÍCIO 2021.doc PDF

RESOLUÇÃO 004 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL INCENTIVO COVID – 2021

RESOLUÇÃO 005 CONVOCAÇÃO DA 14 CONFERENCIA MUNICIPAL

RESOLUÇÃO 006 INSTITUI A COMISSÃO ORGANIZADORA DA 14ª CONFERENCIA MUNICIPAL

RESOLUÇÃO 007 APROVA A COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

RESOLUÇÃO 008 ALTERA 004 2022 QUE APROVA O PPASI

RESOLUÇÃO 009 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS PRIMEIRO TRIMESTRE 2023

RESOLUÇÃO 010 APROVA REGISTRO DE ENTIDADES 2023

RESOLUÇÃO 011 APROVA INDICAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR 2023 para INVESTIMENTO

RESOLUÇÃO 012 APROVA AS RETIFICAÇÕES INDICAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR 2023 para INVESTIMENTO

RESOLUÇÃO 013 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS RELATIVO AO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

RESOLUÇÃO 014 APROVA O PROTOCOLO E FLUXO DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO

RESOLUÇÃO 015 APROVA A INDICAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR 2023 PARA CUSTEIO DOS SERV MC APAE

RESOLUÇÃO 016 APROVA A MESA DIRETORA

RESOLUÇÃO 017 APROVA a proposta referente a Lei Orçamentária Anual do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS e Órgão Gestor, para o exercício de 2024

RESOLUÇÃO 018 APROVA O REGIMENTO INTERNO

RESOLUÇÃO 019 APROVA A COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

RESOLUÇÃO 20 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL INCENTIVO COVID 2021

RESOLUÇAO 021 APROVA TERMO DE ADESÃO E O PLANO DE AÇÃO PAS

RESOLUÇÃO 022 APROVA E DELIBERA SOBRE A NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO A SER APRECIADO NO INICIO DOS EXERCICIOS

RESOLUÇÃO 023 ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO 019 E OUTRAS PROVIDENCIAS

RESOLUÇÃO 024 APROVA AS COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES

RESOLUÇÃO 025 PLANO DE AÇÃO SUAS WEB

RESOLUÇÃO 026 APROVAÇÃO DEMONSTRATIVO SINTÉTICO REFERENTE AO EXERCÍCIO 2022

RESOLUÇÃO 027 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS TERCEIRO TRIMESTRE 2023

 

2024:

RESOLUÇÃO CMAS Nº 001 APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS E REPROGRAMAÇÃO DE SALDOS

RESOLUÇÃO CMAS Nº 002 DE 07 DE MARÇO DE 2024 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PPASI EXPANSÃO

RESOLUÇÃO CMAS Nº 003 APROVA O PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

RESOLUÇÃO CMAS Nº 004 APROVA ALTERAÇÃO NA MESA DIRETORA

RESOLUÇÃO CMAS Nº 005 APROVA ALTERAÇÃO NA MESA DIRETORA_secretários

RESOLUÇÃO CMAS Nº 006 APROVA A NÃO ADESÃO DO INCENTIVO VIDAS AQUECIDAS

RESOLUÇÃO CMAS Nº 007 APROVA MANUTENÇÃO REGISTRO DE ENTIDADES

RESOLUÇÃO CMAS Nº 008 CRIA E IMPLANTA O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO NO MUNICIPIO.doc

RESOLUÇÃO CMAS Nº 009 APROVA PISO UNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL

RESOLUÇÃO CMAS Nº 010 APROVA O PLANO DE AÇÃO E O TERMO DE ADESÃO INCENTICO CRAS E CREAS

RESOLUÇÃO CMAS Nº 011 APROVAÇÃO DEMONSTRATIVO SINTÉTICO REFERENTE AO EXERCÍCIO 2023

RESOLUÇÃO CMAS Nº 012 APROVA O PPP UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

 

2025:

RESOLUÇÃO CMAS Nº 001 APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS E REPROGRAMAÇÃO DE SALDOS

RESOLUÇÃO CMAS Nº 002 APROVA CALENDARIO DE REUNIÕES

RESOLUÇÃO CMAS Nº 003 APROVA O PLANEJAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA E CADÚNICO

RESOLUÇÃO CMAS Nº 004 APROVA CONVOCA A 15ª CONFERENCIA MUNICIPAL. PDF

RESOLUÇÃO CMAS Nº 005 INSTITUI A COMISSÃO ORGANIZADORA DA 15ª CONFERENCIA MUNICIPAL

RESOLUÇÃO CMAS Nº 006 APROVA PRESTAÇÃO DE PAS 2024

RESOLUÇÃO CMAS Nº 007 ALTERA A CARGA HORÁRIA DA 15 CONFERENCIA

RESOLUÇÃO CMAS Nº 008 APROVA MANUTENÇÃO REGISTRO DE ENTIDADES

RESOLUÇÃO CMAS Nº 009 APROVA INDICAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR 2025 para INVESTIMENTO

RESOLUÇÃO CMAS Nº 010 APROVAÇÃO RELATÓRIO 15 CONFERENCIA

RESOLUÇÃO CMAS Nº 011 APROVA ALTERAÇÕES NA INDICAÇÃO INVESTIMENTO

RESOLUÇÃO CMAS Nº 012 APROVA A MESA DIRETORA

RESOLUÇÃO CMAS Nº 013 APROVA O CALENDARIO DE REUNIÕES

RESOLUÇÃO CMAS Nº 014 APROVA O REGIMENTO INTERNO

RESOLUÇÃO CMAS Nº 015 APROVA A COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

RESOLUÇÃO CMAS Nº 016 APROVA O PLANO DE PROVIDENCIAS

RESOLUÇÃO CMAS Nº 017 APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS PRIMEIRO SEMESTRE 2025

 

 

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