Assistência Social

Mariópolis, PR °min °max

Diretora: Adriane Farias Stramari

Horário de atendimento ao público: 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Endereço: Rua Seis, 1030, – Centro – Prédio da Prefeitura – 1º Andar

Telefone: (46) 3226-8116

O Departamento de Assistência Social tem como prioridade buscar sempre o melhor para a nossa gente!

Oferecemos, através do Serviço de Convivência e de Vínculo, cursos profissionalizantes e oficinas  de Hip Hop, Karatê e Artesanato, no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Hoje, atendemos 165 crianças e adolescentes.

Com intuito de proporcionar formação socioeducativa e qualificação profissional para adolescentes, através do Programa Municipal de Erradicação ao Trabalho Infantil, oferecemos 30 Bolsas Incentivos na Escola Técnica Municipal Raphael Pocai.

Realizamos também o Cadastro Único,  que tem o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existente no nosso município. Hoje já são 890 famílias inscritas no programa.

Contamos com o PAIF (Serviço de Proteção  Atendimento Integral a Família), que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Atendemos hoje 475 famílias.

Atendemos famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social através do programa Família Paranaense, onde  integram ações das áreas de assistência social, habitação, agricultura, trabalho, saúde, educação, entre outras.

Atendemos famílias através do programa do estado, Leite das Crianças e do programa federal Bolsa Família.

Oportunizamos a juventude realizando o processo do Jovem Aprendiz, com a contratação de 10 jovens.

No ano de 2018 oportunizamos os jovens do município com o curso ACESSUAS Trabalho, o qual possui o objetivo de de potencializar os alunos para o mercado de trabalho. Visa promover o acesso dos usuários da Assistência Social através de ações articuladas entre diversas políticas públicas que objetivam proporcionar o acesso da população a oportunidades de trabalho e geração de renda com o estímulo ao Empoderamento e ao protagonismo social.

Ainda contamos com diversas atividades, entre elas: 

Realizamos os encaminhamentos de Benefícios para o Idoso e Deficiente;

Acompanhamento de Medidas Socioeducativas e Protetivas

Realizamos, todos os anos, campanhas como: Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, Violência Contra Mulher e Trabalho Infantil;

Concessão de Benefícios Eventuais: cesta básica, auxilio funeral, auxilio natalidade e calamidade pública.

Atendemos famílias através do programa do estado, Leite das Crianças e do programa federal Bolsa Família;

Executamos as conferências da Assistência Social;

Coordenamos os conselhos municipais de assistência social, dos direitos da criança e do adolescente e dos direitos do idoso.

Realizamos a Gestão do Sistema Único da Assistência Social.