Mariópolis, PR °min °max

Saúde do Trabalhador promove ação alusiva a Campanha Outubro Rosa

Na ultima sexta-feira, dia 27, o Departamento de Saúde, através da Saúde do Trabalhador realizou uma ação com o tema “Câncer”. O evento integra a campanha ‘Outubro Rosa’, que será encerrada na terça-feira, 31.

A ação foi direcionada para os trabalhadores do município de Mariópolis, onde o Médico do Trabalho, Dr. Gilmar Abegg falou sobre o câncer em geral, que atinge homens e mulheres, e também sobre a prevenção e os tratamentos que o SUS – Sitema único de Saúde disponibiliza.

A enfermeira do Trabalho Silvania Bussolaro, ressaltou em sua fala, que é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças, promover o autocuidado: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da sua saúde.

O evento também contou com a participação da Nutricionista do Centro de Saúde, Larissa P. Fioravanço, que falou sobre os cuidados com a alimentação e como podemos prevenir as doenças através de un estilo de vida saudável. Após sua fala, Larissa passou algumas receitas saudáveis e rápidas.

“Alguns alimentos, como os muito gordurosos, farináceos, açucarados e ricos em aditivos químicos, apresentam fatores de risco e nos predispõem ao surgimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e obesidade, mas em contrapartida outros alimentos apresentam fatores de proteção, que é o caso dos alimentos in natura, como frutas e legumes e ainda os alimentos integrais, portanto manter uma alimentação o mais natural possível é fundamental para a proteção de nossa saúde e prevenção de muitas patologias.” Destacou a Nutricionista Larissa.