Mariópolis, PR °min °max

Saúde do Trabalhador e setor de Fisioterapia realizam ação sobre Ler/Dort

Na ultima sexta-feira, dia 11 de maio, os setores de Saúde do Trabalhador e Fisioterapia do Centro de Saúde se uniram para realizar uma ação alusiva a semana da Enfermagem, comemorada do dia 12 a 20 de maio. A ação tinha como tema as doenças Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Prevenção de Ler/Dort, essas duas patologias ainda são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Elas acometem homens e mulheres em idade produtiva e estão na maioria das vezes relacionados à organização do trabalho, como posturas inadequadas, movimentos repetitivos e fatores psicológicos. Os principais sintomas dos distúrbios são desconforto, fadiga, sensação de peso ou diminuição de força, formigamento, dormência, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros.

Segundo a Enfermeira da Saúde do Trabalhador, Silvania Bussolaro “a iniciativa tem objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de lesões que afetam sua qualidade de vida e execução de suas atividades no trabalho”.

A Fisioterapeuta Elaine da Rosa fez uma fala com os colaboradores do Centro de Saúde e também realizou alguns alongamentos.

“São sintomas de evolução lenta, o que leva muitos trabalhadores a procurar auxílio de um profissional especializado muito tardiamente. É fundamental que o trabalhador, ao primeiro sintoma, procure assistência especializada, evitando a evolução clínica do quadro”, explica a fisioterapeuta.