Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde, encerrou as atividades da Campanha Agosto Azul 2017

O incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná. Em 2012, o Agosto Azul foi instituído no Estado pela Lei nº 17.099. Desde então, a Secretaria estadual da Saúde organiza ações de promoção à saúde voltadas ao público masculino. Para 2017, a campanha incentiva a paternidade responsável com o mote ‘Pai, seja presente!’.

Promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo e no acompanhamento do pré-natal, do parto e do pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no desenvolvimento da criança, com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis. Esses são os principais objetivos para a criação do Mês de Valorização da Paternidade, que será celebrado em agosto.

O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) apoia essa inciativa e estimula que essa ação seja nacional. A ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH): Paternidade e Cuidado. (Ministério da Saúde).

Na ultima terça-feira (29), o Departamento de Saúde realizou a última ação da Campanha Agosto Azul. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, onde o Médico do Centro de Saúde Dr. Gilmar Abegg ministrou uma palestra sobre a prevenção de doenças e enfatizou o tema da campanha: “Pai seja Presente!”.

Na oportunidade, as enfermeiras das Estratégias Saúde na Família estavam realizando testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV, e também repassando orientações sobre as doenças e os tratamentos disponíveis no Centro de Saúde.

Segundo dados liberados pela Epidemiologia do Centro de Saúde, no mês de agosto foram realizados um total de 585 testes rápidos.