Ônibus de Educação Ambiental, EcoExpresso SANEPAR fez uma parada no município de Mariópolis

O Departamento de Educação, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná –SANEPAR, realizou uma ação para as crianças das Escolas Municipais e algumas turmas do Colégio Estadual, com atividades de Educação Ambiental. Na primeira etapa as crianças foram direcionadas até a Câmara de Vereadores onde participaram de uma palestra com exibição de vídeos educativos e em seguida visitaram o EcoExpresso Sanepar.

O ônibus temático, conhecido como Eco Expresso Sanepar integra o Projeto “Proteção do Rio ao Rio”. Foi especialmente projetado para incentivar crianças e adultos a compreenderem o caminho da água, com sua estrutura preparada com maquetes, painéis e outros recursos audiovisuais de práticas de preservação da água.

Os alunos acompanharam o caminho que a água percorre até chegar às suas casas. O trajeto inicia nas nascentes, passa pela formação de rios e barragens de captação de água, pela estação de tratamento, reservatórios e redes de distribuição antes de chegar às residências.  Depois de utilizada no domicílio, a água consumida produz o esgoto doméstico que sairá da residência para o tratamento nas estações de tratamento de esgoto.

O objetivo desta ação é ressaltar o uso consciente da água, um bem essencial a vida, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente de recursos naturais.