O Departamento de Saúde, visando melhorar a informação de suas rotinas de atendimento, criou a Agenda da Saúde

Após estudo realizado, com o apoio da Regional de Saúde, algumas mudanças foram instituídas na saúde do município de Mariópolis.

O atendimento médico do município está dividido entre a Estratégia Saúde na Família (ESF) e Atendimento em urgência e emergência (PA). O município conta com duas ESF`s, uma localizada no Edifício Tomasini e a outra localizada junto a Unidade Central.

Os atendimentos realizados nas unidades de ESF (Estratégia Saúde na Família) ocorrem através de agendamento e livre demanda. Cada estratégia (unidade de saúde) conta com uma equipe completa multiprofissional que atende uma população referenciada.

A comunidade encontra nas ESF`s atendimento médico e atendimento para grupos específicos, como: hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, saúde da mulher, encaminhamentos para nutrição e psicologia, epidemiologia e vigilância sanitária, odontologia.

Os atendimentos de Urgência e Emergência são realizados no Pronto Atendimento (PA), que está localizado no Centro de Saúde e ocorrem 24 horas por dia. Este serviço conta com uma equipe constituída por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.  A população também pode solicitar atendimento, nos casos de urgência e emergência, ao serviço SAMU – 192, o qual realiza a cobertura de todo sudoeste.

A entrega de medicamentos e materiais especiais ocorre na farmácia central.

Para atendimentos de especialidades Mariópolis conta com o CONIMS – Consórcio Intermunicipal de Saúde, onde, através do mesmo, são realizadas consultas médicas e exames.

No dia 06 de setembro de 2017 o Departamento de Saúde inaugurou uma nova Unidade Básica de Saúde. Nessa unidade está localizada a equipe Estratégia Saúde na Família II. Com a separação da estratégia, houve uma reformulação no cronograma de atendimentos. Confira nas tabelas abaixo o cronograma de cada Unidade Municipal de Saúde:

Atendimento ambulatorial especializado

Realizado de segunda a sexta pela manhã, através de agendamento.

Pronto Atendimento

Atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia.

Médicos: Dr. Felipe de Bem Scarsanela, Dr. Jackson Dumont Horta, Dr. Paulo De Bortolli Jr e Dr. Panait Kosmos Nicolaou.

* Consulta programada: Consultas agendadas na unidade.

*Educação permanente: Dia de estudo do médico e orientações equipe de enfermagem.

Atendimentos:

Dr. Waner Herget: Adultos, enc. De próteses e cirurgia 1 vez ao mês

Dr. André Luiz Caldart: Crianças, enc. Odontologia (tratamento de canal)

Dr Martinho Antônio Rombaldi: Bebês, gestantes, palestras, escovação nas escolas e bochecho com flúor