O CRAS Municipal e Assistência Social realizam reunião sobre a erradicação do trabalho infantil

Na última segunda-feira (06) o CRAS Municipal e o Departamento de Assistência Social realizaram uma reunião na Câmara de Vereadores, que teve como assunto o Programa Bolsa Incentivo.

O que é o programa?
O Programa Bolsa Incentivo visa promover as articulações da erradicação o trabalho infantil no município.O objetivo desses cursos ofertados são proporcionar a formação profissional para adolescentes, priorizando aqueles em situação de trabalho infantil, capacitar adolescentes para o mercado de trabalho, nas áreas de informática e outras que se fizerem necessárias, inserir o público capacitado no mercado de trabalho, conforme necessidades e possibilidades, possibilitar o reconhecimento do trabalho como direitos de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e suas competências e entre outros.

Quem pode participar?
Adolescentes com idade entre 12 a 18 anos, porém para receber a bolsa, será priorizada idade de 12 até 16 anos. Famílias com filhos em situação de trabalho Infantil em caráter prioritário, inscritas no CadÚnico, famílias com filhos em situação de risco social, inscritas no CadÚnico, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (PSC e LA sem bolsa de incentivo), renda per capita inferior 1/3 salário mínimo, estar matriculado no Ensino Regular, para a liberação do Bolsa Incentivo será avaliada a maior necessidade de cada adolescente e suas vulnerabilidades.

Como funciona o programa?
O Programa será executado pela Prefeitura em parceria com a Empresa RP Info Sistemas Ltda, a qual esta encarregada de fornecer o repasse financeiro conforme a Lei Municipal nº 58/2014. Cada curso será executado em contra turno escolar conforme demanda. O Município disponibilizará 30 bolsas de incentivo no valor de 25% do Salário Mínimo Nacional, conforme critérios de seleção já descritos.