O Centro Municipal de Saúde de Mariópolis garante aos pacientes mais de 230 tipos de medicamentos

Os Medicamentos Essenciais são aqueles considerados indispensáveis para o tratamento das principais doenças que atingem a população. Estão descritos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), feita pelo Ministério da Saúde.

Esta lista norteia o desenvolvimento da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), realizada e atualizada com frequência pela equipe multidisciplinar da saúde.
Ou seja, na REMUME consta todos os medicamentos considerados básicos, seguros e eficazes para a população, como: analgésicos, antibióticos, relaxantes musculares, antifúngicos, psicotrópicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, antiespasmódico, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, entre outros.

Dessa maneira, o Centro Municipal de Saúde garante aos pacientes de Mariópolis a assistência de 230 tipos de medicamentos. A dispensação é realizada na Farmácia Básica através da Farmacêutica Responsável Gabriela Machado, mediante prescrição médica ou odontológica, cartão SUS e documento de identidade.

Caso a prescrição seja de algum medicamento que não esteja na REMUME, o município só disponibilizará o mesmo mediante autorização de medicamentos fornecida pela Assistência Social. Caso seja deferido, é verificado se esse medicamento está licitado entre as farmácias do Município de Mariópolis ou se está disponível para compra no CONIMS.

O CONIMS (Consórcio Intermunicipal de Saúde) é a central de compras de medicamentos e materiais e insumos em geral, na qual atende 20 municípios entre Paraná e Santa Catarina.
A aquisição desses produtos precisa ser equilibrada de maneira a não haver excessos e nem falta dos mesmos. Por isso as compras são realizadas mensalmente.

Vale a pena destacar também que a Farmácia promove o descarte correto de medicamentos. Dessa forma informamos a população que os medicamentos vencidos devem ser entregues para a Farmacêutica realizar o descarte consciente.