Primeira edição do Projeto Desafio Saúde chega ao final

Na última sexta-feira (15), a equipe do Projeto Desafio Saúde realizou o encerramento da primeira edição. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, e as participantes do projeto vieram ao encerramento acompanhadas de seus familiares. Marcaram presença no evento a diretoria do Departamento de Esporte e Lazer e Departamento de Saúde, Vereadores, Administração Municipal, a e demais convidados.

O Projeto foi criado com o objetivo de estimular as mulheres do município de Mariópolis a cuidar da sua saúde, por meio da atividade física e alimentação saudável.

O Desafio Saúde iniciou com o sorteio de 15 candidatas ao projeto.  Após definidas as candidatas, as mesmas passaram por avaliação médica pelo médico do Centro de Saúde, Dr. Gilmar Abegg, o qual fez a avaliação clínica através de exames laboratoriais e eletrocardiograma, disponibilizados através do SUS – Sistema Único de Saúde, e a Nutricionista Larissa P. Fioravanço realizou avaliação antropométrica com as candidatas, definindo o Índice de Massa Corporal (IMC), de cada uma e assim, definiram as 08 participantes, através das avaliações realizada em conjunto. O projeto ainda contou com o apoio da Psicóloga do Centro de Saúde, Rosangela Magalhães.

A proposta do Projeto foi trabalhar durante 60 dias em conjunto com o acompanhamento nutricional e a pratica de exercícios físicos. Os trabalhos iniciaram no dia 03 de julho e foram até 05 de setembro de 2017.

Nesse período as participantes passaram por avaliação nutricional quinzenalmente, tendo sido feitos os ajustes individualizados conforme necessidade. Quanto ao exercício físico, os mesmos foram realizados três vezes por semana sob a orientação da Profissional de Educação Física Daiana Bagattini, sendo trabalhadas as seguintes modalidades: Step, Step Funcional, Localizada, Dança, Local Funcional, Treinamento Funcional, GAP (Glúteos, abdômen e pernas), entre outros.

Ao fechar os 60 dias, o Desafio foi concluído com sucesso. Todas as participantes apresentaram mudanças em seus hábitos alimentares e também melhoras significativas em sua composição corporal, tendo boas reduções de peso e de circunferências. No total foram perdidos 54,200Kg, 65 centímetros de cintura, 66 centímetros de circunferência abdominal, 61 centímetros de quadril e 74 centímetros de coxas. Tudo isso sem contar a melhora na autoestima das participantes e a vontade de manter os hábitos adquiridos para potencializar os resultados ganhos durante o projeto.

O evento ainda contou com a participação de Jociliani Rissardi, a qual cantou e emocionou os presentes.