Município de Mariópolis informa medidas preventivas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (COVID-19)

O Município de Mariópolis, através da Administração Municipal anunciou na manha de quarta-feira (18) o Decreto Municipal N.º 16-2020, que informa as medidas de prevenção para o enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19), que o município irá seguir a partir de sua publicação oficial.

As medidas que serão tomadas para a segurança dos mariopolitanos estão sendo seguidas nas recomendações do Decreto Estadual nº 4230, da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Departamento Municipal de Saúde.

“Estamos orientando para que as pessoas fiquem em casa para evitar aglomerações e que aumentem os cuidados com a higiene em casa. Pessoas que precisarem de consulta deverão ir sozinhas ao centro de saúde para evitar aglomerações, exceto idoso e crianças. Quaisquer sintomas leves de gripe sem febre, os pacientes deverão permanecer 07 dias em casa e se caso não apresentar melhoras, deverá entrar em contato com o Departamento de Saúde”.  Destacou a Diretora do Departamento de Saúde, Marcia Cavasan Borges.

O decreto prevê o cancelamento de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, atividades coletivas com aglomeração de público, atividades educacionais em todas as escolas de rede de ensino público municipal, e atividades comemorativas.

Os Departamentos Municipais estão trabalhando com horários diferenciados, confira:

Educação

As aulas da rede pública municipal, sendo a Escola Municipal Pe. Eduardo Machado, Escola Municipal Professora Amélia Lara, CMEI`s Sonho Meu e Cantinho Feliz, o Cmefeti e o Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva estão suspensas a partir do dia 20 de março. O Departamento de Educação e Cultura estará realizando atendimentos somente nas terças e quintas pela manhã.

Assistência Social e Cras

O Departamento de Assistência Social cancelou todas as atividades em grupos, sendo elas as oficinas dos grupos de idosos e crianças e adolescentes, e os atendimentos de grupos.

O atendimento no CRAS, de urgência será realizado com agendamento através dos telefones: 3226-8108 e 3226-8141.

O Conselho Tutelar estará realizando atendimentos de urgência e emergência através do telefone. Os casos serão analisados pontualmente e não haverá desassistência. A equipe avaliará a gravidade do caso, e se for necessário irá até o local.

Indústria, Comércio e Turismo

O Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, a Agência do Trabalhador, Banco Social e Sala do Empreendedor estarão realizando atendimentos através do telefone 3226-8124, e se houver a necessidade será realizado agendamento para os atendimentos. A Sala do Empreendedor irá realizar as palestras e oficinas que estavam em andamento, na modalidade online.

Esporte e Lazer

Treinos das escolinhas de iniciação desportiva, o Campeonato Municipal de Futebol Suíço e todas as atividades onde tenha aglomeração de pessoas estão cancelados por tempo indeterminado.

Agricultura e Meio Ambiente

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente estará realizando atendimentos normais, seguindo as orientações de evitar aglomerações, sempre utilizando as medidas de prevenção orientadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde.

Obras e Serviços Urbanos

Estará funcionando normalmente, mas evitando aglomerações na Garagem Municipal e seguindo o protocolo de cuidados.

Administração

O Departamento de Administração estará realizando atendimentos normalmente, com entrega do carnê do IPTU, Protocolos, e outros atendimentos dos setores da Prefeitura, seguindo sempre as medidas de prevenção orientadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde.

O Setor de Identificação estará fazendo RG somente em casos de extrema necessidade, com agendamento através do telefone 3226-8100.

Saúde

O Departamento de Saúde estará realizando atendimentos somente de Urgência e Emergência na Unidade Central, Estratégias, Odontologia, e outros setores. Foram suspensos os atendimentos eletivos (agendamentos) nas Unidades Básicas de Saúde, exceto para pacientes de atendimento contínuos como pacientes oncológicos, em acompanhamento de pré-natal, psiquiátricos, crônicos e para a vacinação. Os funcionários da Saúde estão com férias suspensas. Todas as estratégias estarão fazendo orientações nas unidades, e se caso haja necessidade, o setor de Epidemiologia irá realizar a coleta para testes. As receitas dos pacientes serão distribuídas para 6 meses. Os pacientes que voltarem de viagens deverão ficar em casa por 07 dias e se apresentarem tosse e febre alta deverão comunicar o Centro de Saúde por telefone.

DECRETO Nº 16-2020 CORONAVIRUS (2)