Mariópolis realizou campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de forma online

Mariópolis, PR °min °max

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Em 2020 a campanha “Faça Bonito” completou 20 anos e teve o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. No entanto, levando em consideração no contexto de pandemia causada pelo Coronavírus (Covid – 19) em todo o mundo, as ações da campanha foram trabalhadas de uma forma online, garantindo que as informações chegassem até as famílias mariopolitanas.

Durante o mês de maio, as equipes técnicas do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e o Conselho Tutelar realizaram diversas ações incluindo, vídeos, publicações de materiais informativos, canal de apoio emocional e uma exposição com desenhos criados pelas crianças das escolas municipais e do Serviço de Convivência do CRAS.

Confira:

A imagem pode conter: texto que diz "18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes ALGUMAS DICAS PARA A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES o FAÇA BONITO PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES." A imagem pode conter: texto A imagem pode conter: texto que diz "Por que falar violência sexual Contra crianças e adolescentes? Por importantes motivos: Primeiro, porque violência adolescentes que infelizmente acontece Brasil. Segundo, para enfrente supere situação, preciso muito problema. ajudar proteger direitos de crianças adolescentes! 200 do dever da Existem princípios que orientam proteção das adolescentes Brasil? resposta SIM. o art. 4° Estatuto da Criança Adolescente 8069/90), assegurado da Constituição Federal de aponta sociedade Estado assegurar adolescente, absoluta prioridade, direito: saúde, alimentação, educação, profissionalização, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade à familiar comunitária. Estatuto garante crianças adolescentes devem ser protegidos de forma de: negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade"

A imagem pode conter: texto

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto que diz "CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO SUJEITOS DE DIREITOS: São pessoas que têm direitos garantidos pelas leis brasileiras, que devem ser respeitadas por todos. FACABONITO.ORG.BR" A imagem pode conter: texto que diz "CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO PESSOAS EM DESENVOLVIMENTO: Pessoas que ainda não atingiram a maturidade de uma pessoa adulta, nem fisicamente e nem psicologicamente. Vale o mesmo para a sua sexualidade, que também não deve ser tratada como a sexualidade de uma pessoa adulta. FACABONITO.ORG.BR"

A imagem pode conter: texto que diz "CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO PESSOAS QUE PRECISAM SER PROTEGIDAS INTEGRALMENTE: A proteção de crianças e adolescentes precisa ocorrer em todos os os aspectos da sua sua vida. Não basta, por exemplo, garantir apenas a alimentação. É necessário garantir também a saúde, a educação, a segurança e todos os direitos. FACABONITO.ORG.BR"

As crianças e adolescentes sofrem várias formas de violência e sua proteção precisa ocorrer em todos os aspectos da sua vida. As principais violações de direitos contra crianças e adolescentes são a exploração econômica (trabalho infantil), negligência, o abandono, e as violências física, psicológica, institucional e sexual.

Toda as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco.

Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes. 🌻

A imagem pode conter: texto A imagem pode conter: texto A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto A imagem pode conter: texto A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto A imagem pode conter: texto

Nenhuma descrição de foto disponível.A imagem pode conter: textoA imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto A imagem pode conter: texto que diz "COMO ESTABELECER UM DIÁLOGO COM RESPEITO Leve em conta as características da criança como: sua idade, sua capacidade, a informação que dispõe os traços de sua personalidade, do do que ela ela gosta e do que não gosta. FACABONITO.ORG.BR"A imagem pode conter: texto que diz "EMPATIA Coloque-se no lugar da criança para entender o que ela está sentindo e porque age desta maneira. FACABONITO.ORG.BR ORG. BR"

A imagem pode conter: texto que diz "COMUNICAÇÃO EFICAZ Fale de maneira direta para a criança o que se deseja e o que está incomodando. Não rotule a criança. Procure comunicar de forma nítida o que há de inadequado na sua conduta. Escute com interesse as razões e os argumentos da criança. FACABONITO.ORG.BR"A imagem pode conter: texto que diz "NEGOCIAÇÃO PARA SOLUCIONAR os CONFLITOS Procure identificar onde estão os problemas. Leve em conta o ponto de vista da criança. Esteja aberto para ceder e ser flexível, buscando efetivamente se chegar a acordos adequados e justos à situação. FACABONITO.ORG.BR" A imagem pode conter: texto que diz "RELAÇÕES IGUALITÁRIAS Considere que não há privilégios, tratos ou normas especiais por ser pai, mãe ou educador. Jamais utilize argumentos humilhantes como: "eu pago suas contas, seu irmão não dava trabalho", etc. FACABONITO.ORG.BR BR"

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

GALERIA DE DESENHOS:

 

Pular para o conteúdo