Mariópolis inicia “encontros virtuais” do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Novos desafios exigem novas competências!

O município de Mariópolis, por meio do Departamento de Assistência Social e CRAS estão dando continuidade nos trabalhos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na ultima semana, a Educadora Social e Psicóloga, Marciliane Correa de Lima iniciou as atividades do SCVF VIRTUAL, com os grupos de adolescentes, através de uma plataforma de videoconferência.

Neste contexto de pandemia que devemos ter cuidados especiais e o trabalho coletivo está suspenso, se faz necessário desenvolver estratégias para que o Departamento possa dar suporte para as famílias que são atendidas no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e fortalecer a rede de proteção social.

A estratégia de atuação está consonância e atende as recomendações da Portaria 54 da Secretaria Nacional de Assistência Social, orientações técnicas da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social), da portaria conjunta 001/2020 CEAS/PR ( Conselho Estadual da Assistência Social) e SEJUF (Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho), acerca da continuidade dos atendimentos e proteção do SUAS, à população em situação de vulnerabilidade e risco social.

Serão oficinas Lúdico Pedagógicas e Socioemocional, para crianças de 06 a 12 anos, adolescentes de 13 a 17 anos e idosos.

“A sustentação dos vínculos na modalidade remota é nova para muitos de nós, mas, acreditamos que a atenção e o vínculo construídos pelo trabalhador do  SUAS, ancorados nos princípios éticos e técnicos que orientam o trabalho na assistência social, ainda que virtual, pode produzir valorização e reconhecimento para os usuários”. Destacou Marciliane.