Mariópolis, PR °min °max

Mariópolis inicia campanha do “Dezembro Vermelho” contra a Aids e HIV

O município de Mariópolis através do setor de Epidemiologia do Departamento de Saúde realizou na última sexta-feira, dia 30, a abertura da campanha “A Vida é Mais Forte que a AIDS”. O dia Mundial de Combate a doença é comemorado em 01 de dezembro.

A Enfermeira da Epidemiologia, Silvania Bussolaro, realizou um diálogo com todos os servidores do Centro de Saúde, com objetivo de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde do ser humano e comunidade, dentro desse cenário de HIV/ AIDS, e também tuberculose, realizando sempre uma abordagem oportuna e integral a saúde e seus condicionantes atuando dentro dos princípios e protocolos estabelecidos nessas demandas.

“Nesse mês, através da campanha nacional “Dezembro Vermelho” as unidades de saúde de Mariópolis estarão intensificando a realização dos testes rápidos para HIV. Procure a unidade mais próxima de sua casa. A prevenção é o melhor remédio”. Destacou Silvania.

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.