Mariópolis, PR °min °max

Mariópolis inicia campanha “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” de forma online

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Em 2020 a campanha “Faça Bonito” completa 20 anos e tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. No entanto, levando em consideração no contexto de pandemia causada pelo Coronavírus (Covid – 19) em todo o mundo, as ações da campanha serão trabalhadas de uma forma online, garantindo que as informações cheguem até as famílias mariopolitanas.

“É importante ressaltar que as crianças e adolescentes tinham como base para efetivação da denuncia seus professores, cuidadores, entre outros, como estamos vivendo uma fase de isolamento social, elas perderam esse contato importante que nos ajudava, muitas vezes em identificar violência, até mesmo intrafamiliar, com essas crianças” Destacou a Diretora do Departamento de Assistência Social, Adriane Stramari.

Entende-se ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença deles na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet.

 Ações

As ações que lembram a campanha estão sendo realizadas através das redes sociais da Prefeitura de Mariópolis, onde As equipes de profissionais do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e o Conselho Tutelar estarão compartilhando materiais informativos.

Todos os dias serão publicados dicas de como prosseguir com denúncias neste momento de isolamento devido à pandemia, vídeos com orientações sobre abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e as crianças e adolescentes que participam do Grupo de Convivência do Cras estão desenvolvendo atividades com desenhos e textos que serão expostos na Casinha Temática do Calçadão Central e também serão compartilhados nas redes sociais do município.

Canal de Apoio Emocional

O Canal de Apoio Emocional – Mariópolis é um espaço destinado a ofertar ajuda e orientação em situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento social.

Para agendamento: WhatsApp: (46) 3226-8141.

Para mais informações adicione e acompanhe o perfil Cras Mariopolis

https://www.facebook.com/mari.mariopolis