Mariópolis prepara edição especial da Festa da Uva em versão Feira da Uva.

A intenção da Prefeitura Municipal de Mariópolis, em conjunto com os parceiros tradicionais da Festa da Uva é realizar uma edição especial da Feira da Uva, ainda por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19. A data estimada para o evento será entre os dias 15 e 24 de janeiro de 2022, na sede da Vinícola São Francisco de Salles, no espaço em frente a estrutura que fica ao lado da PR 280. Como será uma versão reduzida da tradicional festa, o local seria adequado para aproveitar o público que passa pela rodovia todos os dias,  estimado em mais de oito mil veículos segundo o DER.

De acordo com a Prefeitura Municipal através do Departamento de Agricultura que vai coordenar a ação em conjunto com os integrantes da Frutimar,  Vinícola São Francisco de Sales e Associação Comercial a feira  será realizada em dois finais de semana.  Durante a semana alguns produtores em forma de rodizio estarão no local oferecendo uva in natura, produtos coloniais e derivados da uva para a comercialização. A estrutura e logística necessária para o evento serão fornecidos pela Prefeitura, como forma de contribuir com os agricultores familiares produtores de uva.

Maristela Paulek, chefe de gabinete da Prefeitura, disse que será uma versão diferente da grande e tradicional Festa da Uva, para ainda respeitar os protocolos de enfrentamento a pandemia. “Sabemos que será uma condição diferente, já com a maioria da população vacinada, mas não é possível prever as condições com tanta antecedência, por isso optamos pela versão reduzida da festa  com a realização da feira para que a Terra da Uva  não deixe passar em branco a colheita da uva, esperada por toda a região”.

Prato típico da Ovelha Enfarinhada

Além da comercialização da uva e produtos oriundos da agricultura familiar, a Paróquia São Francisco de Sales e sua comissão organizadora,  realizará o jantar tradicional da ovelha enfarinhada dia 21 de janeiro de 2022 com a elaboração de kits (padrão e meia ovelha) que será servido no local.

Cafés coloniais serão oferecidos também na semana da feira da uva e a programação será divulgada na sequencia.

O prefeito Mario Paulek, sempre um dos grandes incentivadores do evento, está realizando  obras importantes no Parque de Exposições, preparando para em 2023 promover uma das maiores Festas da Uva da História do município. “A agricultura familiar é muito importante para Mariópolis, e sempre buscamos apoiar os produtores de uva, mas neste ano atípico, por razões de segurança sanitária decidimos realizar apenas a feira com comercialização dos produtos oriundos dos viticultores”, afirmou Mário Paulek.

Revitalização do Parque de Exposições

As obras de revitalização do parque começam imediatamente. Entre as reformas previstas estão os acessos ao parque, e internamente a construção de uma pista compartilhada de corrida, caminhadas e ciclismo. Também está prevista uma cobertura entre o Centro de Eventos e a quadra esportiva com investimento de mais de 400 mil reais, que se tornarão locais com infraestrutura  ainda melhores para eventos como a Festa da Uva.

A Feira da Uva  será uma realização da Prefeitura Municipal, Departamento de Agricultura e Turismo,  Frutimar, Vinícola São Francisco de Salles, Associação Comercial e Paróquia São Francisco de Salles.