Mariópolis, PR °min °max

Farmácia Municipal desenvolve ação sobre o Uso Racional de Medicamentos

Dia 05 de maio é comemorado o dia nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação.  O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

No Centro de Saúde, a farmacêutica Gabriela Machado, desenvolveu uma ação com apoio do NASF (Núcleo Ampliado à Saúde da Família), abordando o uso consciente de medicamentos, de forma eficiente e segura.

Segundo a Farmacêutica Gabriela “É importante seguir as recomendações do médico/dentista quanto ao horário e tempo de uso do medicamento. Nem interromper e nem prolongar o seu uso sem a orientação de um profissional da saúde. Saúde é coisa séria! Não saia do Centro de Saúde com dúvidas. Os profissionais estão à disposição para orientar seus pacientes”.

O Departamento de Saúde orienta aos pacientes que, caso termine o tratamento e sobre medicamento em casa, o paciente deverá trazê-lo para a Farmácia, onde será avaliado a sua qualidade e então doado a algum paciente que necessite.

Se tiver em casa medicamento com o prazo de validade vencido, não deve descartá-lo na pia, no ralo ou no vaso sanitário. Essa atitude pode contaminar o solo e a água. O correto é trazer para a Farmácia onde será feito o descarte correto.

Gabriela ainda orienta sobre o uso dos medicamentos “Devemos tomar cápsulas e comprimidos sempre com um copo cheio de água para assim fazer o efeito correto. Não engolir com refrigerante, café ou bebida alcóolica. Sempre guardar os medicamentos em locais seguros, arejados, protegidos da luz, calor e umidade”.