Mariópolis, PR °min °max

Estão abertas as Inscrições para o Acessuas Trabalho, Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho

A Administração Municipal, através do Departamento de Assistência Social e Agência do Trabalhador, em parceria com a empresa Acordar, trazem para Mariópolis o Programa Acessuas Trabalho.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

O município de Mariópolis, fez a adesão e repactuação do programa, que visa mobilizar através de visitas domiciliares, reuniões com a comunidade, palestras, oficinas, campanhas de mídia, encaminhamento do público alvo para preenchimentos de vagas ofertadas por cursos de formação e qualificação profissional, a órgãos de intermediação de mão-de-obra e demais instituições que promovam ações de inclusão produtiva.

Podem participar a população urbana e rural, na faixa etária compreendida entre 14 e 59 anos de idade, beneficiadas ou não, pelos serviços da Política de Assistência Social, que se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social, com visitas a sua integração ao mundo de trabalho, por meio de programas e projetos de formação e capacitação profissional.

As oficinas de trabalho são: Oficina de Iniciação ao Mundo de Trabalho; Oficina de Entrevista de Emprego; Noções de Etiqueta Social e Profissional; Como se Manter Adequado no Mercado de Trabalho; Noções de Atendimento ao Cliente e Encontros Motivacionais.

As inscrições para o programa poderão ser feitas no CRAS ou na Agência do Trabalhador até dia 02 de março. Os encontros acontecerão no município, com data e local a serem definidos.