Dia mundial da alimentação é comemorado pelos departamentos de Saúde e Educação

No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta segunda-feira, 16, os departamentos de Educação e Saúde uniram-se para realizar um evento para as crianças das Escolas Municipais, onde as Nutricionistas Kelly Duarte e Larissa P. Fioravanço apresentaram o longa-metragem da Disney chamado “Wall- E”.

O filme conta a história da humanidade no futuro, onde, após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave no espaço. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada e embarcam juntos para a grande nave espacial.

Em um determinado momento que a tecnologia passa a comandar a nave, mostra que o avanço tecnológico passou a dominar o homem e tornou as pessoas sedentárias e com maus hábitos alimentares, questões estas que foram abordadas pelas nutricionistas durante a reflexão sobre o filme.

Segundo a nutricionista Kelly Duarte “antes de mais nada, é preciso entender a relação que vem sendo criada com a alimentação ao longo dos últimos anos. Cada vez mais é comum no dia a dia das crianças dietas ricas em gorduras e açúcares, por isso devemos ressaltar a alimentação saudável desde cedo em nossas crianças”.

Kelly e Larissa falaram a respeito do cuidado com o lixo e com o meio ambiente, mas voltaram à reflexão aos cuidados com a saúde e a alimentação, através de questionamentos feitos às crianças, e a partir das respostas foi sendo feita a conversação, na qual foi destacada a importância do combate ao sedentarismo através das brincadeiras e atividade física e o reflexo da alimentação na saúde do homem. Foram dadas dicas e sugestões às crianças de como deve ser a nossa alimentação, priorizando-se sempre a comida de verdade, produtos in natura, pouco processados e preparados de forma saudável. Ao final do filme, foi servido as crianças um lanche saudável.

É importante se conscientizar as crianças desde cedo para a preservação do meio ambiente e o impacto que isso causa na vida na Terra, além dos cuidados com a alimentação e como estes afetam a saúde do ser humano. É de suma importância que as crianças aprendam a fazer boas escolhas alimentares nesta fase, na qual eles estão formando seu hábito alimentar”.  Destacou a nutricionista Larissa P. Fioravanço.