Mariópolis, PR °min °max

Departamento de Saúde faz alerta sobre os casos de Sífilis em Mariópolis

 

Diante da importância da prevenção, o Município de Mariópolis, através do Departamento de Saúde, alerta a população mariopolitana para os casos de Sífilis no município. O setor de Epidemiologia convida a população para fazer os testes rápidos da doença, que estão sendo realizados nas Unidades de Saúde.

No município de Mariópolis, no ano 2018 o setor de Epidemiologia do Centro de Saúde registrou 09 casos de sífilis adquirida, 08 casos em gestantes e 04 casos de sífilis congênita, que é transmitida de mãe para filho. Em 2019 já temos 16 casos de sífilis adquirida.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica causada pelo Treponema Pallidum. A doença é curável e exclusiva do homem, se não for tratada pode evoluir para formas mais graves ao longo de muitos anos, costumando comprometer os sistemas nervoso e cardiovascular. Sua transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguínea.

Segundo a Enfermeira da Epidemiologia do Centro de Saúde, Silvania Bussolaro “A maioria das pessoas com sífilis tende a não ter conhecimento da infecção, isso devido a ausência de sintomatologia.  A principal estratégia é a realização do teste rápido, que tem como finalidade detectar precocemente este agravo e possibilitar o tratamento em tempo oportuno”.