Mariópolis, PR °min °max

Departamento de Agricultura e Meio Ambiente orienta a população sobre o plantio de árvores em passeios públicos

 

Com o objetivo de tornar a cidade mais arborizada, muitos mariopolitanos têm o desejo de plantar árvores em áreas públicas, mas segundo a legislação, somente a Prefeitura de Mariópolis está autorizada a fazer o plantio, poda e remoção. O cidadão pode contribuir com o plantio de árvores em áreas particulares, quintais e pátios.

O risco em plantar árvores que não constam no plano de arborização aprovado pelo Ministério Público, segundo o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, poderá acarretar no plantio árvores que podem, com suas raízes, causar danos aos passeios, ou serem de porte muito alto, o que pode causar problemas com a rede elétrica. O Munícipe que plantar ou podar qualquer espécie de arvore em passeios públicos sem autorização do Departamento estará sujeito à multa.

Segundo o Ministério Público, o plantio de árvores nos passeios públicos é dever do município e os proprietários de imóveis devem evitar realizar o plantio para que seja possível implantar e manter o plano de arborização urbana.

“Os munícipes que desejam plantar árvores em passeios públicos deverão procurar o Departamento, que irá orientar quais as espécies serão autorizadas a serem plantadas. Lembramos também, que o município presta conta ao, Ministério Público sobre todas as árvores que são retiradas, podadas e plantadas”.