Mariópolis, PR °min °max

Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Mariópolis

O Departamento de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na tarde de ontem, dia 22, a Conferência Municipal, na Câmara de Vereadores. Neste ano, a conferência teve o tema: Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

“A Conferência Municipal de Assistência Social acontece a cada dois anos e nela temos a oportunidade avaliarmos como está organizada a política municipal, estadual e nacional de Assistência Social, e a partir de então, propormos ações que possam melhorar a garantia dos direitos sociais”. Destacou a Diretora do Departamento, Adriane Stramari.

As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

A política pública de Assistência Social, desde o advento do Sistema Único de Assistência Social, vem avançando, porém ainda há muitos desafios a serem superados. Tais desafios, só serão ultrapassados com a união e empenho de todos, principalmente no que diz respeito, a sua execução como política pública de direitos e não de benesse ou assistencialista.

A participação da população nas conferências municipais é de suma importância, pois a medida visa uma maior mobilização da sociedade e tem como objetivo a identificação e o levantamento de demandas e propostas da população, para a construção de políticas públicas que atendam as necessidades dos mariopolitanos na Assistência Social.